sexta-feira, 30 de março de 2012

Arte de capa - Ep Allow me Inside.


Esse é mais um trabalho feito junto à banda Oyster Movement. E me permito ser redundante em dizer que também foi extremante prazeroso produzi-lo. Antes de comentar brevemente sobre o processo de produção, peço perdão a todos os amigos e amigas de design, mas devo dizer que os melhores designers que já trabalhei até hoje foram músicos. Bom, vamos à produção. Dessa vez as idéias vieram de três cabeças, do Andrei (vocal da banda), Danilo (guitarrista), e, logicamente, da minha também. As idéias eram muitas, todos pensamos em diversas coisas que casavam com a proposta do Ep. Mas nos reunimos em uma tarde em minha casa com as muitas idéias, que citei acima, fluindo como água. Nós esboçamos, fizemos anotações, rabiscamos, tiramos fotos e etc. Até que chegamos a um consenso e fechamos. Apesar da avalanche de idéias o Andrei e o Danilo foram bastante claros em relação à proposta que buscavam; queriam algo que tivesse uma aparência rústica, mas não totalmente suja, que juntássemos conceitos de antigo e novo. E isso foi o que mais ajudou para termos um começo e efetivamente produzir. E o resultado foi esse meus caros. Se me permitem encaixar um termo aqui, temos uma grande bricolagem como produto final.

Técnicas utilizadas: desenho com nanquim sobre papelão, vetorização no illustrator e montagem no photoshop.


Capa Ep – frente.



Capa Ep – verso.
Com um prazo relativamente curto, mas com a ajuda de uma boa garrafa de café e a positividade da banda pude concluir dentro do cronograma da Oyster.


Capa Ep - arte dentro da faca de corte.

Vale comentar aqui que, mesmo com tudo sobre as idéias que foram citadas, no fim antes do trabalho ir para gráfica foram todos integrantes da banda que “bateram o martelo” para as ultimas alterações.


Arte do CD.

Para a arte que foi diretamente no cd utilizamos a foto de um vinil. Aqui ao em vez de simplesmente pegarmos uma imagem do Google, o Danilo tirou uma foto de um dos vinis da coleção de seu pai e me enviou para trabalhar em cima.

Técnicas utilizadas: fotografia, manipulação de cor no photoshop e vetorização no ilustrator.


Lâmpada.

Alguns elementos usados na arte, como essa lâmpada, por exemplo, foram conseqüências de outras idéias que eu já tinha apresentado como propostas para a banda.

Técnicas utilizadas: vetorização sobre foto no ilustrator.


Letras encarte.

Com exceção do texto obrigatório, aqui não usamos uma tipografia padrão. As letras, como indicadas na imagem, são do próprio Danilo Goto e do Andrei.

Técnicas utilizadas: eles sentaram e escreveram na tablet, daí foi só quebrar a cabeça pra diagramar huhuhu.


Passos


Uma ultima nota: tive o privilegio de ir ao primeiro dia de gravação das musicas da OM e ver pessoalmente essas musicas que estão no Ep sendo executadas em estúdio. E, além do Andrei e do Danilo, tenho de agradecer também ao Diego Aquino (baixista), Guilherme (guitarrista) e Marina Dias (baterista). Também devo citar o José Morgade o fotografo responsável por a foto da parte de trás da capa. E por fim dizer de algo que me deixou extremamente feliz. Em uma visita rápida a minha casa o Danilo Goto me contou sobre a sua ida, junto como o pessoal da OM, ao show da lendária banda de rock progressivo Focus, e que deu de presente o Ep para os integrantes e o guitarrista Menno Gootjes passou alguns minutos elogiando a capa e ficou feliz com a surpresa do presente. Assim também foi com os outros integrantes. E agora, saber que um trabalho meu “viajou” para fora do país nas mãos dos músicos da banda Focus... é realmente algo gratificante. =]

5 comentários:

  1. Ótimo trabalho, combina com o perfil da banda, qualidade e visual rock n´roll com mistura de beleza, classe e pegada que tem tudo pra dar certo!!

    ResponderExcluir
  2. MANOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO que da hora!!!
    ORIGINALLLLLLL , lindo!
    A arte, a textura, o conceito, foda cara!

    ResponderExcluir
  3. "Repetaculê" como diria um amigo meu! ;-)

    Mais uma aula de design. Aqui, o mais interessante foi mostrar como transformar algo mais físico/rústico e depois tratá-lo com a parte digital no software. Tendo assim um resultado de algo que ficaria artificial demais se feito apenas no software e "tosco" (você vai entender) demais para ser feito apenas artesanalmente. Parabéns por mais este êxito! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Perfeição com a sua marca nos detalhes meu amigo, parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Dequitos!!! Eu acho que já rasguei elogios pra você pessoalmente, mas havia (de forma imperdoável) esquecido de comentar aqui no seu blog! sim, pode me matar por isso, eu aceito o meu destino! hehehe

    Gostei bastante da capa, acho que você conseguiu sintetizar a idéia proposta por eles de uma maneira bem simples e objetiva! desenhar sobre o papelão foi uma grande idéia... antes de ler a parte em que você escreveu que usou nanquim eu estava olhando pra imagem e tentado ver se você tinha desenhado diretamente no papel ou se havia manipulado a imagem. Muito bom! Fora a idéia da ilustração, bem filosófica, isso é, se a minha inteligência diminuta entendeu corretamente a mensagem. =D

    Outra coisa... Ser elogiado pelo guitarrista da Focus e saber que ele levou a sua arte debaixo do braço pra fora do país, não tem preço... Você deve mesmo ter ficado muito feliz! Parabéns cara!!!!

    ResponderExcluir